4ª Mostra de Teatro de Bonecos de São Bernardo começa no dia 12

 

Bonecos infláveis gigantes, Chapeuzinho Vermelho, Sapos e Princesas e outros tantos personagens do universo imaginário estarão em atrações para crianças e adultos na 4ª Mostra de Teatro de Bonecos e Formas Animadas de São Bernardo do Campo. Os espetáculos têm início no Dia da Criança, 12 de outubro, e levarão ao público as mais diversas técnicas de manipulação como: bonecos de luva, sombras, máscaras, vara, bonecos articulados, bonecos infláveis, animação corporal, mamulengo, entre outras. A mostra é uma realização da Secretaria de Educação e Cultura, por meio do Departamento de Ações Culturais, e prossegue até o dia 9 de novembro.
No total serão 34 apresentações, com 17 espetáculos diferentes vindos de São Paulo, Campinas (SP), Canhotinho (PE), Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG) e Rio de Janeiro (RJ), além de São Bernardo. Serão oito apresentações no Teatro Elis Regina, seis no Parque Municipal Engenheiro Salvador Arena, oito no Caminhão-Palco dentro do Programa Viva o Bairro, que percorrerá diversos locais da cidade, além de 12 que farão parte do Programa Cult Circuito Especial, que leva o teatro para dentro das Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs). Todas as atrações são gratuitas.
O bonequeiro de São Bernardo Celso Ohi fará, no dia 12, às 14h, intervenções artísticas antes do espetáculo de estréia no Parque Salvador Arena. Às 16h, quem garante o divertimento é a Cia Pia Fraus, de São Paulo, com o espetáculo de rua Gigantes de Ar, inspirado nas populares apresentações de circo-teatro, com palhaços e bonecos infláveis gigantes que se reúnem em uma atmosfera de humor e poesia circense. (Confira programação completa abaixo, também disponível no site: www.saobernardo.sp.gov.br).

Outras atividades – Antecedendo os espetáculos, a 4ª Mostra de Teatro de Bonecos de São Bernardo do Campo trará, a partir do dia 10 de outubro (sexta-feira), diversas atividades de formação como encontro, lançamento de revista, exposição e workshops. Destaque para o Diálogo sobre o Boneco Popular do Brasil, dia 10, às 19h, no Teatro Elis Regina. O encontro reunirá artistas e pesquisadores para falar sobre as dificuldades e perspectivas da arte do boneco popular. Entre os convidados, tradicionais mamulengueiros que atuam no Estado de São Paulo como Danilo Cavalcante, Sandro Roberto dos Santos, Sebastian Marques e Valdeck de Garanhuns, além do bonequeiro popular Ceso Ohi. Na ocasião será lançada a revista Carroça de Mamulengo.
Também no dia 10, às 20h, será aberta a exposição Fábrica de Sonhos, de bonecas, bonecos e quadros em papel machê, da artista plástica Natasha Faria. Ela desenvolve diversas técnicas de reciclagem na construção de seus bonecos feitos com papel machê. A visitação poderá ser feita até 9 de novembro, no Centro Cultural Antônia Marçon Bonício.
No dia 11 de outubro acontecerá o workshop Construção de Bonecos de Mamulengo – Oficina de Construir Sonhos, das 9h às 13h, no Centro Cultural Antônia Marçon Bonício, com o grupo Inventor de Sonhos, de Campinas. Serão disponibilizadas 20 vagas, com certificado. Inscrições pelos telefones: 4336-8206 / 4336-8234.
Já em novembro, no dia 8, será a vez do grupo Tato Criação Cênica, de Curitiba, aportarem em São Bernardo para realizar o workshop Em Busca de uma Dramaturgia Física, das 9h às 12h, no Teatro Elis Regina. Inscrições de 29 de outubro a 7 de novembro, pelos telefones: 4336-8206 / 4336-8234.
Histórico – O teatro de bonecos teve origem na China. Forma de expressão artística há 30 mil anos, alastrou-se pela Europa por meio dos mercadores. Na Idade Média, possuía caráter sagrado, sendo apresentado em presépios – o termo marionete é um diminutivo de Maria, mãe de Jesus, personagem obrigatória nos presépios.
No Brasil, os primeiros registros dessa arte datam de 200 anos depois do Descobrimento. A partir daí, o teatro de bonecos recebeu diversos nomes nas diferentes regiões brasileiras: em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, Briguela ou João Minhoca; Mané Gostoso, na Bahia; Mamulengo, em Pernambuco; e João Redondo, no Rio Grande do Norte e na Paraíba. Com os mamulengos, o teatro de bonecos se popularizou no Brasil.

 

Programação completa

(ESPETÁCULOS INFANTIS)

12 de outubro (domingo), às 14 h

CELSO OHI - São Bernardo do Campo - SP

Breves intervenções artísticas do bonequeiro de São Bernardo, Celso Ohi, antes do primeiro espetáculo da Mostra.

Parque Municipal Eng. Salvador Arena

12 de outubro (domingo), às 16 h

GIGANTES DE AR

Pia Fraus -São Paulo - SP

Duração: 50 min. Técnicas: manipulação direta / bonecos infláveis gigantes.

Neste espetáculo de rua, inspirado nas populares apresentações de circo-teatro, palhaços e bonecos infláveis gigantes se reúnem, em uma atmosfera de humor e poesia circense. Direção: Carla Candiotto e Pia Fraus

Parque Municipal Eng. Salvador Arena

18 de outubro (sábado), às 16 h

A CUCA FOFA DE TARSILA

Cia. Articularte - São Paulo - SP

Duração: 40 min. Técnicas: manipulação direta com bonecos articulados / marote / técnica mista (manipulação direta e vara).

Negra Tarsila samba com muita graça. O Boi da Lua fica encantado de amor, mas ela está prometida ao Abaporu. Acontece, então, um duelo. O Abaporu acaba levando uma chifrada e vai parar na lua, enquanto o Boi fica preso com seu chifre em um pé de cacto. Negra Tarsila, com a ajuda de Cuca Fofa, tentará reencontrar o seu amado. Espetáculo inspirado na obra da artista plástica Tarsila do Amaral.Texto e direção: Dario Uzam.

Parque Municipal Eng. Salvador Arena

19 de outubro (domingo), às 16 h

2 NÚMEROS

Cia. Teatro Portátil - Rio de Janeiro - RJ

Duração: 40 min. Técnicas: manipulação direta / máscaras.

O espetáculo é composto por duas peças curtas, Cama de Gato e De Dentro. Em Cama de Gato, um fio de algodão de um metro e meio de comprimento desenha figuras e formas pelo espaço. De Dentro traz para a cena um intrépido boneco que sai de dentro de caixas de papelão para desvendar o ambiente ao seu redor. Concepção e direção: Alexandre Boccanera.

Teatro Elis Regina

25 de outubro (sábado), às 16 h

CHAPEUZIM VERMELHO

Cia. Articularte - São Paulo - SP

Duração: 40 min Técnicas de manipulação: marote / bonecos de luva / sombras.

Inspirado na obra de Charles Perrault, o espetáculo mostra as aventuras de Chapeuzim Vermelho. Na floresta, a caminho da casa da vovó, ela encontra o Lobo Mau. Um conto de fadas recheado de aventura e humor, mostrado através da delicada técnica dos bonecos de luvas. Direção e adaptação de texto: Dario Uzam.

Parque Municipal Eng. Salvador Arena

26 de outubro (domingo), às 16 h

UM MAESTRO LOUCO POR BEETHOVEN

Cia. Quase Cinema - São Paulo - SP

Duração:50 min Técnica de manipulação: teatro contemporâneo de sombras com interação dos atores.

Um maestro apaixonado pelas composições de Ludwig Van Beethoven é convidado a reger uma orquestra de sombras, mas os instrumentos não colaboram. Após levar uma surra, surge das cinzas um novo maestro que encantará a todos com sua música. Livremente inspirado no filme “Ensaio de Orquestra”, de Fellini, é música clássica para crianças de todas as idades. Direção e roteiro: Ronaldo Robles e Silvia Godoy.

Teatro Elis Regina

1° de novembro (sábado), às 16 h

HOMEM PALCO EM CONTOS DO BRASIL

Cia. da Tribo - São Paulo - SP

Duração: 45 min Técnicas de manipulação: bonecos de luva / bonecos de vara.

A peça é um teatro de bonecos ambulante que se desloca pelo espaço. Um ator bonequeiro e um músico apresentam três contos compilados por Câmara Cascudo: A Princesa Adivinhona, a história de uma princesa que adivinha todos os enigmas; O Marido da Mãe D’Água, um romance entre um pobre pescador e a Mãe D’Água; e O Sapo com Medo de Água, as aventuras de um sapo astuto. Direção: Milene Perez e Wanderley Piras

Parque Municipal Eng. Salvador Arena

2 de novembro (domingo), às 16 h

E SE AS HISTORIAS FOSSEM DIFERENTES?

Cia. Truks – São Paulo - SP

Duração: 50 min Técnicas: manipulação de figuras planas (variação do teatro de brinquedo) / sombras.

A peça traz duas histórias. A primeira fala sobre a “felicidade para sempre”. A rainha deseja dar a luz um menino, futuro herdeiro do trono. Ao invés disso, ela torna-se mãe de dezenas de princesinhas! A segunda história é sobre um planeta onde as pessoas mudam conforme nossa imaginação mandar: gordas, magras, com pintas coloridas...e elas quase enlouquecem com tantas transformações! Texto, direção e atuação: Henrique Sitchin.

Parque Municipal Eng. Salvador Arena

8 de novembro (sábado),às 16 h

BENDITO OS BENEDITOS

Inventor de Sonhos -Campinas- SP

Duração: 60 min Técnica de manipulação: bonecos de luva (mamulengo).

A peça reúne vários personagens da tradição do mamulengo, aqui representados por Dona Quitéria, Capitão João Redondo, Sargento Bitola, Boizinho Brincadeira e Cobra das Sete Luas, com os quais são feitas muitas brincadeiras. Há música, cirandas e uma boa história. “Se a brincadeira dura pouco, a memória dura para sempre!” Texto e atuação: Sebastian Marques

Parque Municipal Eng. Salvador Arena

 

9 de novembro (domingo), às 16 h

O PÁSSARO DE FOGO

Os Bonifrates – São Paulo – SP

Duração: 50 min Técnicas de manipulação: marionete tcheca (bonecos de vara e fio) / bonecos de vara.

Baseado no clássico balé de Igor Stravinsky, o espetáculo conta as aventuras do Príncipe Ivan e do Pássaro de Fogo, uma ave mágica. Em uma clareira, o príncipe captura o Pássaro mas acaba libertando-o, tocado por suas tristes súplicas. Em gratidão, o Pássaro decide ajudar Ivan a libertar Vasilisy, uma linda princesa que havia sido seqüestrada por Koschei, o terrível mago. Direção: Roger duPen

Parque Municipal Eng. Salvador Arena

(ESPETÁCULOS ADULTOS)

18 de outubro (sábado), às 20 h

YEPÁ, AVÓ DO MUNDO
Aldeia Teatro de Bonecos - Belo Horizonte - MG
Duração: 45 min. Técnicas: manipulação direta / sombras/ bonecos de vara.

Um dia, três mulheres, três Marias, com saudades de sua infância, resolvem "inventar" uma avó para lhes contar histórias. Com barro, pedras, sementes e lembranças, constroem Yepá, a mais velha avó do mundo. O espetáculo faz um retorno ao mundo primitivo, quando as histórias eram a fonte do saber. Direção: Débora Mazochi e Bruno Godinho.
Teatro Elis Regina

25 de outubro (sábado), às 20 h

SONHO DE UMA NOITE DE VERÃO
N 3 -São Paulo - SP
Duração: 80 min Técnicas de manipulação: bonecos gigantes / bonecos de luva / máscaras.

As Companhias Patética, Teatro de La Plaza e Teatro Por Um Triz se reuniram para contar as vicissitudes de dois casais de namorados perdidos numa devastada floresta. O Rei dos Elfos irá utilizar os poderes do último vestígio de vida vegetal para consertar os amores dos mortais. Atemporalidade e universalidade presentes no texto de William Shakespeare. Direção: Héctor Lopez Girondo.
Teatro Elis Regina

1º de novembro (sábado), às 20 h

ISTO NÃO É UM CACHIMBO.
Cia. Truks –São Paulo - SP
Duração: 55 min. Técnica: manipulação direta.

Livremente inspirada na obra do pintor belga René Magritte, a peça traz cenas de forte impacto visual e conceitual, em situações ora críticas, ora poéticas: um velho homem, cujo peito é uma gaiola, despede-se da vida; uma camisola reflete as dores da alma de sua dona; uma família de mortos vivos espera na sacada; um homem às voltas com a idéia de tirar a própria vida resolve trocar de cabeça... Direção: Henrique Sitchin
Teatro Elis Regina

8 de novembro (sábado), às 20 h

E SE...
Tato Criação Cênica – Curitiba - PR
Duração: 45 min. Técnica de manipulação: animação corporal.

Com bom humor e fantasia, o espetáculo mostra os diversos caminhos que a vida oferece e as conseqüências de nossas escolhas. Através do uso de pequenos adereços nas mãos dos artistas-manipuladores, surgem o menino de rua, o palhaço, o gari, o agricultor e uma simpática velhinha. As mãos podem se transformar naquilo que a imaginação quiser. Direção: Katiane Negrão, Dico Ferreira e equipe.
Parque Municipal Eng. Salvador Arena

CAMINHÃO-PALCO (PROGRAMA VIVA O BAIRRO!)

18 de outubro (sábado), às 11h, no Bairro Montanhão, e às 16 h, na Vila São Pedro
HOMEM PALCO EM CONTOS DO BRASIL
Cia. da Tribo - São Paulo - SP

25 de outubro (sábado), às 11 h , no Bairro Batistini, e às 16h, no Jd. Detroit
BENDITO OS BENEDITOS
Inventor de Sonhos -Campinas- SP

1 de novembro (sábado), às 11 h, no Bairro Areião, e às 16 h, no Bairro Santa Cruz
CHAPEUZIM VERMELHO
Cia. Articularte - São Paulo – SP

8 de novembro (sábado), às 11 h, no Parque São Bernardo, e às 16h, no Bairro Cooperativa
A CUCA FOFA DE TARSILA
Cia. Articularte - São Paulo - SP

PROGRAMA CULT CIRCUITO – integrando a 4ª Mostra de Teatro de Bonecos

(Aos sábados, às 16 h)

DESTRUIR NÃO! PRESERVAR É A SOLUÇÂO - Cia. Brittos.- São Bernardo do Campo - SP

Muitos animais estão desaparecendo, árvores estão sendo derrubadas, rios sendo poluídos...Bia e Mico precisam deter o Sr. Porcão que está causando esse desequilíbrio na natureza. Com a ajuda das crianças, os amigos conseguem ensinar várias coisas

11 de outubro – na EMEB José Ibiapino Franklin – Rua Edmundo dos Santos, 14 – Santa Cruz – tel. 4357 3522

18 de outubro – na EMEB Prof. Waldemar Canciani – Rua Mato Grosso, 86 – Parque Imigrantes – tel. 4337 9264

25 de outubro – na EMEB Profa. Ana Henriqueta C. Marin – Rua dos Vianas, 3.590 – Jardim Industrial – tel. 4122 1506

8 de novembro – na EMEB Aluísio de Azevedo – Rua Cabral da Câmara, 57 – Jardim Calux – tel. 4341 4511

ALBERTINHO, O MENINO VOADOR - Cia. Luzes e Lendas – São Paulo - SP

Dois mecânicos trabalham para o Sr. Alberto (Santos Dumont). Os dois conversam sobre um novo projeto de seu patrão. Através do teatro de sombras, a vida de Santos Dumont vai sendo mostrada. Obedecendo ordens e sem entender o que estão fazendo, aos poucos eles vão montando um aeroplano, enquanto o “chefe” não vem.

11 de outubro – na Emeb Hygino B. de Lima – Rua Abramo Luchesi, 06 – Jardim Leblon – tel. 4127 7133

18 de outubro – na Emeb Lorenzo Enrico F. Lorenzetti – Estrada do Vergueiro, 201 – Jardim Jussara – tel. 4354 9007

25 de outubro – na Emeb Vicente de Carvalho - Rua Xavier de Toledo, 481 – Paulicéia – tel. 4178 7433

8 de novembro – na Emeb Profa. Ana Henriqueta C. Marin – Rua dos Vianas, 3.590 – Jardim Industrial – tel. 4122 1506

A AVE DOURADA - Cia. Soma Teatral – São Bernardo do Campo - SP

Dois personagens, um ganancioso e outro preocupado com a ecologia, fazem acampamento em uma floresta à procura de uma ave rara, que tem poderes mágicos. A ave é muito esperta e de difícil captura, o que dá humor, surpresa e deslumbramento ao espetáculo.

11 de outubro – na Emeb Jardim Tupã – Estrada Henrique Rosa, 411 – Jardim Tupã – tel. 4354 0773

25 de outubro – na Emeb Salvador Gori – Estrada Fukutaro Yida, 700 – Jardim Uenoyama – tel. 4392 3974

8 de novembro – na Emeb Carlos Gomes – Estrada dos Casa, 2.641 – Jardim Ipê – tel. 4109 8376

A FOLIA NO TERREIRO DE SEU MANÉ PACARU - Mamulengo da Folia – Canhotinho-PE

Seu Mané Pacaru celebra o casamento de sua filha Marieta com o vaqueiro Benedito. Para o acontecimento, uma grande festa é realizada. E eis que o “Coisa Ruim” invade a festa para impedir o casamento e obrigar Marieta a se casar com ele.

8 de novembro – na Emeb Helena Zanfelici da Silva - .Rua José Farah, 80 – Bairro dos Finco – tel. 4101 9122

OUTRAS ATIVIDADES

DIÁLOGO SOBRE O BONECO POPULAR DO BRASIL / LANÇAMENTO DA REVISTA CARROÇA DE MAMULENGO

10 de outubro sexta-feira 19h. Teatro Elis Regina

O êxodo rural, as transformações na vida econômica e social e a influência dos meios de comunicação de massa têm tornado difícil a sobrevivência da arte do teatro de boneco popular no país. Mas o cenário não é feito só de más notícias. O mamulengo, por exemplo, é objeto de projeto que pretende torná-lo patrimônio imaterial brasileiro. Além disso, cresce em certos setores da juventude estudantil o interesse por pesquisar e ajudar a manter vivas as tradições populares. O encontro vai reunir artistas e pesquisadores da arte do boneco popular para tratar das dificuldades e das perspectivas dessa manifestação teatral no país.

Convidados:

Celso Ohi, ator titeriteiro, arte-educador e contador de histórias. Foi cenógrafo do espetáculo “Avoar”, vencedor do Prêmio Mambembe de 1998, e desde o final dos anos 80 atua no grupo Infantocata.

Danilo Cavalcante, ator, palhaço e mamulengueiro, é coordenador da Cia. Mamulengo da Folia. Já brincou o mamulengo mais de 600 vezes e ganhou o prêmio Culturas Populares 2007, do Ministério da Cultura.

Sandro Roberto dos Santos, artista plástico, mamulengueiro e artesão de bonecos. Ministra oficinas de criação de bonecos e apresenta espetáculos de mamulengo em teatros, livrarias, unidades do SESC e festivais.

Sebastian Marques, ator titeriteiro e poeta, é formado em artes cênicas pela UNICAMP e criou, com Natasha Faria, a Associação Cultural Inventor de Sonhos.

Valdeck de Garanhuns, ator, diretor e mamulengueiro é um dos mais conhecidos mestres dessa arte, há mais de trinta anos diverte e educa apresentando-se em diversos lugares em todo o país.

EXPOSIÇÃO DE BONECAS, BONECOS E QUADROS EM PAPEL MACHÊ FÁBRICA DE SONHOS

Inventor de Sonhos – Campinas - SP

10 de outubro sexta-feira 20 h Centro Cultural Antonia Marçon Bonício

A artista plástica e bonequeira Natasha Faria expõe bonecos do acervo da Associação Inventor de Sonhos. A artista é responsável pelo cenário e bonecos do espetáculo Bendito Os Beneditos. A arte da reciclagem do papel machê e de sucatas resulta em bonecos gigantes, mamulengos e quadros. Segundo Natasha, a exposição pretende colorir os olhos de quem acredita que a transformação está em nossas mãos. Visitação até 9 de novembro.

WORKSHOP DE CONSTRUÇÃO DE BONECOS DE MAMULENGO OFICINA DE CONSTRUIR SONHOS

Inventor de Sonhos – Campinas - SP

11 de outubro sábado das 9h às 13 h. Centro Cultural Antonia Marçon Bonício

Com massa de papel machê, tintas e pincéis, será mostrado como fazer a massa do boneco, como pintá-lo e finalizá-lo com adereços e roupas. Coordenação de Sebastian Marques. Público-alvo: professores, arte-educadores e interessados em geral (adultos). Inscrições de 1 a 10 de outubro, pelos telefones 4336 8206 / 4336 8234 ou pelo email palestrasedebates@gmail.com. Serão fornecidos certificados. 20 vagas.

WORKSHOP EM BUSCA DE UMA DRAMATURGIA FÍSICA

Tato Criação Cênica – Curitiba - PR

8 de novembro, sábado, das 9h às 12 h. Teatro Elis Regina

Workshop sobre linguagem de animação corporal. Serão utilizadas técnicas corporais através da dança contemporânea, mímica, jogos teatrais, clown e técnicas de manipulação de objetos. Facilitadores: Dico Ferreira e Katiane Negrão. Público alvo: interessados em geral (adultos). Inscrições de 29 de outubro a 07 de novembro, pelos telefones 4336 8206 / 4336 8234 ou pelo email palestrasedebates@gmail.com. Serão fornecidos certificados. 20 vagas.

Endereços:

Teatro Elis Regina e Centro Cultural Antônia Marçon Bonício: Av. João Firmino, 900, Bairro Assunção (retirar os ingressos uma hora antes, na bilheteria)

Parque Municipal Engenheiro Salvador Arena: Av. Caminho do Mar, 2.980, Rudge Ramos

 
 


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Todos os direitos autorais ,textos, imagens , obras ou criações de qualquer natureza disponibilizadas neste site, pertencem à www.riachogrande.net ou a terceiros que autorizaram o uso de sua propriedade intelectual e de imagens.
Sendo assim, é terminantemente vedada a distribuição, representação, publicação, uso comercial e/ou utilização de tais materiais, no todo ou em parte, sem a citação da fonte utilizada.
A violação destes direitos é crime, e seu infrator está sujeito às penalidades legais previstas nas Leis 9.610/98 e 9.279/96 e no art. 184 do Código Penal Brasileiro, bem como ao pagamento de indenização pelos prejuízos causados.