Restaurante Flutuante faz parte da história do Riacho Grande


O Restaurante Flutuante Netuno XIX, localizado na Estrada Velha do Mar, faz parte da história do Riacho Grande, que comemora 59 anos no próximo dia 24 de dezembro. Inaugurado em 1976, pelos primos e sócios Márcio Conti e Mauro Teixeira, o barco, como é carinhosamente chamado pelos proprietários, é um dos importantes pontos turísticos e gastronômicos da região, atraindo cerca de 400 pessoas em um único final de semana.


1976
1977 um barco maior
Por volta de 1976, iniciou-se a construção do restaurante que, a princípio, ainda era formado por três pequenos ‘galpões flutuantes’ de madeira, que serviam de cozinha, copa e salão.
uma nova cozinha foi acoplada ao flutuante em 1978
Dez anos mais tarde, a base de concreto atual, foi adquirida. A embarcação utilizada como sustentação para o restaurante foi construída na década de 30. Por muitos anos ela foi utilizada pela empresa Light durante a construção da Represa Billings. Na época, era responsável pelo transporte de materiais e funcionários.
 
a construção da nova base do flutuante, utilizada até hoje
1988 - Inauguração do novo Flutuante
O Restaurante Flutuante Netuno já passou por quatro reformas e, atualmente, possui um salão coberto, com capacidade para 130 pessoas, e o convés aberto, para mais 60 pessoas, totalizando capacidade para 190 clientes.
Pesando 200 toneladas, o barco tem 25 metros de comprimento, 6 metros de largura e 6 metros de altura. Para garantir a preservação do meio ambiente e a segurança de quem passa pelo local, ele é regularmente fiscalizado pela prefeitura de São Bernardo, Capitania dos Portos e demais órgãos públicos.

Além da bela paisagem pelo qual é cercado, o ponto forte do Flutuante é a gastronomia. Ao todo, são servidos mais de 30 tipos de peixes, servidos em porções fritas, ao molho ou grelhada.

Dentre os pratos servidos está a Tábua de Peixes, vencedora da última edição do Festival Gastronômico de São Bernardo, realizado em 2005. O prato é composto por porções de manjuba, cubos de cação, tiras de badejo e isca de tilápia.
O Flutuante Netuno XIX fica na Estrada Velha do Mar, Km 35,5. Os telefones para contato são 4354-9940 e 4354-9238. O horário de funcionamento é de quarta, quinta e domingo, das 11h às 18h; sexta e sábado, das 11h às 2h; segunda e terça (somente em feriados), das 11h às 18h.
Colaboração:Aline Bosio Teixeira


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Todos os direitos autorais ,textos, imagens , obras ou criações de qualquer natureza disponibilizadas neste site, pertencem à www.riachogrande.net ou a terceiros que autorizaram o uso de sua propriedade intelectual e de imagens.
Sendo assim, é terminantemente vedada a distribuição, representação, publicação, uso comercial e/ou utilização de tais materiais, no todo ou em parte, sem a citação da fonte utilizada.
A violação destes direitos é crime, e seu infrator está sujeito às penalidades legais previstas nas Leis 9.610/98 e 9.279/96 e no art. 184 do Código Penal Brasileiro, bem como ao pagamento de indenização pelos prejuízos causados.