Início | Acontece | Bares & Restaurantes | Galeria de imagens | Pronto-socorro/ UBS | Ônibus | Caminho da Paz |
 Menu
Utilidade Pública
 Lazer
  Aluguéis











 

 


 
Parque Serra do Mar fez 30 anos. Governo lançou plano de conservação e recuperação
Foto:Nilson Sandre

O Parque Estadual da Serra do Mar completou e, dia 30 de agosto, 30 anos e o secretário estadual adjunto do Meio Ambiente, Pedro Ubiratan Escorel de Azevedo, aproveitou a ocasião para anunciar um plano de conservação e recuperação do local. De acordo com Ubiratan, o Governo de São Paulo resolveu priorizar a implantação do Parque da Serra do Mar conforme as áreas definidas pelo Plano de Manejo, elaborado entre 2005 e 2006.
O plano definiu e regulamentou o zoneamento do Parque, com destaque para as zonas que concentram os maiores problemas e conflitos do seu território, classificadas como Zona de Ocupação Temporária, que é aquela ocupada por terceiros; Zona Histórico-Cultural Antropóloga, criada para contemplar as comunidades caiçaras e quilombolas que vivem há varias gerações na região de Picinguaba, em Ubatuba; e Zona de Uso Conflitante/ Infra-Estrutura de Base, onde encontram-se as rodovias, ferrovias, dutos, linhas de transmissão, entre outros.
As ações serão iniciadas na região de Cubatão, onde a ocupação humana e as pressões ambientais atingiram um ponto crítico, colocando em risco seus moradores e os mananciais que abastecem a Baixada Santista.
Além de Cubatão, as ações atingem todo o Parque e incluem, a proteção e fiscalização do patrimônio territorial e ambiental; o reassentamento e/ou desocupação da Zona de Ocupação Temporária; a recategorização da Zona Histórico – Cultural Antropológica; a incorporação de Áreas Adjacentes de interesse ambiental estratégico; a implantação e operação de 20 bases de apoio à proteção e/ou uso público; implantação de seis novos Centros de Visitantes, com a demarcação de limites e sinalização de acessos; implantação de trilhas para operacionalização em parcerias, co-gestão ou terceirização; produção de sistema de comunicação virtual, e de material de apoio ao programa de uso público-ecoturismo e educação ambiental.

 
O secretário de Habitação e Meio Ambiente de São Bernardo, Ademir Silvestre, que representou o prefeito William Dib, parabenizou o Governo do Estado pela iniciativa. “É preciso trabalhar na recuperação desse Parque. Temos obrigação de melhorá-lo ainda mais e o Governo do Estado está mostrando sua preocupação com o meio ambiente. São Bernardo será parceiro nesse processo de garantir a integridade e recuperação do Parque Estadual da Serra do Mar”.
Histórico – O Parque Estadual da Serra do Mar foi criado em 30 de agosto de 1977, pelo Decreto n. 10.251, de 30 de agosto de 1977. Possui mais de 315 mil hectares, sendo a maior unidade de conservação de proteção integral da Mata Atlântica. O Parque abriga oito núcleos administrativos e se estende de Ubatuba, na divisa com o Estado do Rio de Janeiro, até o município de Pedro de Toledo, no litoral sul, atingindo também parte do planalto paulista e passando por 23 cidades do Estado de São Paulo, incluindo o município de São Bernardo.

Foto:Nilson Sandre

 
 Notícias
 Links

Permitida a reprodução total ou parcial desde que citada a fonte

Riacho Grande - São Bernardo do Campo/SP - 2007